O objetivo nesse primeiro período será de fazer um início tranquilo onde buscar-se-á introduzir conceitos básicos e fundamentais para as ciências exatas e da terra que de ao estudante bases conceituais para o prosseguimento do curso com bom aproveitamento.

No segundo período, os alunos continuam com o estudo dos conteúdos básicos em Matemática, Física e Ciências, e começam a escolher disciplinas optativas (eletivas de escolha restrita) como parte integrante de seu currículo. A carga horária de disciplinas obrigatórias diminui, e o itinerário dentro do curso começa a ser individualizado. A carga horária total depende das disciplinas optativas escolhidas pelo aluno, permitindo que o aluno inclua, se o desejar, mais alguma disciplina de livre escolha.

No terceiro período, e a partir dele, as disciplinas obrigatórias são poucas, e o estudante, auxiliado por seu orientador acadêmico traça de forma individualizada, e de acordo com seus interesses de formação, a trajetória a ser seguida através da definição das disciplinas optativas (eletivas de escolha restrita) e de livre escolha. A disciplina de livre escolha é qualquer disciplina de qualquer curso – e portanto, a carga horária atribuída a ela é apenas um exemplo, sendo considerado um caso típico das disciplinas do CCMN.

No quarto período o número de disciplinas obrigatórias se reduz a uma única disciplina neste período. A partir deste período, o estudante deverá optar por um dos percursos formativos do curso ou pode ainda solicitar transferência especial para outro curso do CCMN. A disciplina optativa do Grupo 3 está associada a atividades de iniciação científica ou de monitoria, constituída basicamente de trabalhos práticos. A disciplina de livre escolha é qualquer disciplina de qualquer curso.

O estudante que optou pelo BCMT puro fará a última disciplina obrigatória do curso, além de disciplinas do Grupo 01 e atividades do Grupo 03.
Nos períodos que se seguem o estudante deverá cursar disciplinas de livre escolha, a partir de sugestões de seu orientador acadêmico com adequação ao perfil profissional desejado, dentre quaisquer das disciplinas aqui relacionadas ou qualquer outra disciplina de qualquer curso da UFRJ, com preferência para disciplinas do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

O quadro abaixo mostra um resumo do percurso a ser realizado pelo estudante para fazer jus ao grau e diploma de Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra.
