O curso privilegia a formação pautada em realidade científica e profissional, capacitando o estudante a também desenvolver ações de ordem educativa, científica e de extensão. Estimula desde o início do curso, a atuação crítica, reflexiva e criativa dos alunos. Busca formar profissionais que tenham habilidades para a análise e promoção de ações em questões que envolvam conhecimento do meio físico de forma integrada, com foco principalmente na geoconservação, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais do problema.

Este profissional deve ser capaz de entender a abordagem da relevância econômica dos recursos naturais (água, minerais, rocha, solo, fontes de energia) e utilização apropriada do patrimônio geológico e natural, que envolve os cenários geológicos, jazigos fossilíferos, bens minerais, antigas e atuais áreas de lavra, paisagens naturais e urbanas, bem como a relação da sociedade humana com a natureza.
Destaca-se que um profissional com este perfil não é facilmente encontrado no mercado. Em geral, na área ambiental, os profissionais dominam principalmente os conteúdos do meio biótico.
São habilidades a serem adquiridas ao término do Curso:

  • Internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • Possuir uma formação de características humanística, tecnológica e científica e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido;
  • Possuir habilidades técnicas e científicas para desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
  • Utilizar os recursos tecnológicos e outros para práticas profissionais.
    Para capacitar este profissional a realizar as atividades acima descritas como ênfase em Patrimônio Natural do bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra, o estudante deverá cursar além das disciplinas do núcleo comum previstas no BCMT, disciplinas obrigatórias específicas nas áreas de geologia, geografia e gestão ambiental.