Dados geoinformacionais tem se tornado cada vez mais frequentes nas diversas áreas da sociedade. O fortalecimento da aquisição e processamento de dados da geoinformação, seja pela fundamental característica da localização no espaço e no tempo, ou pela sua expansão para o contexto atual do BigData e das ferramentas de Análise de Dados nos diferentes tipos de representações espaciais, reforça a importância da formação profissional na área geotecnológica.
Este contexto faz com que a Geoinformação tenha estado cada vez mais presente em vários setores do mercado de trabalho, refletindo a localização espacial de feições e fenômenos e potencializando a análise e a integração de dados de diversas naturezas. Embora a adoção da representação espacial pela humanidade seja anterior às tecnologias modernas, o Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento se consolidam como áreas do conhecimento técnico-científico que ampliam possibilidades no uso destes dados, que apresentam variedade, volume e velocidade de obtenção.
Por seu caráter inter e transdisciplinar, estas áreas têm se destacado em muitas grades disciplinares. No contexto do BCMT, elas são traduzidas e ancoradas em uma abordagem técnica que integra conhecimentos básicos fundamentais a uma formação sólida na área, pois incorpora eixos importantes, como a informática, a cartografia e áreas das geociências, construindo solidamente o contexto da Geoinformação.
Nesta reforma curricular é proposto aos discentes, com perfil e interesse voltados à linha de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, um maior aprofundamento no conhecimento e práticas em métodos e técnicas que são considerados pilares para a formação profissional na área. Dessa forma, a nova proposta curricular do curso incorpora 08 disciplinas obrigatórias, compondo: Quatro disciplinas ligadas à área do Geoprocessamento (Cartografia Básica, Cartografia Temática, Geoprocessamento e Análise Espacial) e quatro disciplinas ligadas a área de sensoriamento remoto (Sensoriamento Remoto, Sensoriamento Remoto Aplicado I, Sensoriamento Remoto Aplicado II e Laboratório de Sensoriamento Remoto) a serem oferecidas ao longo do curso e que darão ao aluno um panorama robusto para a aplicação da Geoinformação tanto nos postos do serviço público (órgãos públicos e acadêmicos) como para a busca de uma posição no mercado de trabalho privado.
Ao concluir o curso o discente deverá estar preparado para atuar em diferentes demandas da área geoinformacional, voltadas a estudos e representações espaciais, como as análises ambientais, socioeconômicas, geração de produtos para as áreas de energia, previsão de desastres, monitoramento de desastres, prospecção de informação para a exploração de recursos naturais de forma sustentável, apoio à solução de problemas de infraestrutura urbana e rural além de uma série de aplicações ligadas à análise de dados geoinformacionais.. Espera-se ainda que este profissional possa atuar em áreas relacionadas à inteligência de mercado; coleta, análise e manipulação de dados; programação de algoritmos aplicados a soluções espaciais; modelagem e estruturação de base de dados; mapeamento e monitoramento de fenômenos; integração de dados Web; entre outras.
O Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra com ênfase em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, formado pela UFRJ, é capaz de executar, entre outras, as seguintes tarefas:

  • Utilizar sistemas computacionais voltadas à aquisição, armazenamento, processamento, análise e apresentação de informações sobre o meio físico referenciadas espacialmente;
  • Utilizar técnicas de processamento e análise para determinar características físicas e biológicas de objetos (alvos) através de medidas realizadas sem contato físico (à distância) com o objeto/fenômeno em estudo utilizando a radiação eletromagnética refletida e/ou emitida por este;
  • Elaborar mapas bases e temáticos a partir de imagens orbitais e de fotografias aéreas através de técnicas de processamento, análise e interpretação de dados digitais;
  • Gerenciar, coordenar e executar levantamentos de campo para a coleta de dados espaciais e não espaciais;
  • Utilizar técnicas e softwares específicos na área de sensoriamento remoto e SIGs para tratamento e análise de dados em projetos de diferentes naturezas;
  • Identificar os diferentes sistemas de Sensores Remotos e seus produtos, além de técnicas de tratamento, análise e interpretação destes.

Com competências nas áreas de geoprocessamento, cartografia, sensoriamento remoto, matemática, física, geociências e informática, o profissional é capaz de levantar informações referenciadas espacialmente de pontos específicos de determinado território, processar e manipular esses dados com o uso de computadores e softwares específicos, gerar mapas de diversos tipos e informações que são imprescindíveis às atividades de planejamento urbano e ordenação do uso do solo, para o monitoramento ambiental, para a agricultura, entre outras áreas.
Para capacitar este profissional a realizar as atividades acima descritas, como uma das ênfases do bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra, o aluno deverá cursar além das disciplinas do núcleo comum previstas no BCMT, disciplinas obrigatórias específicas nas áreas de sensoriamento remoto, geoprocessamento, geociências e computação.